quinta-feira, 1 de maio de 2014

MERECE SER LEMBRADO II -- A GALINHA RUIVA


A GALINHA RUIVA


Raposão morava com Raposinha numa floresta, onde quase não havia aves para caçar.
Raposão, muito contente, dizia à Raposinha:
— Veja se me traz uma galinha! Se comer uma galinha, eu sei que saro logo...
Raposinha pegou um saco, pôs um tacho de água para ferver e disse:
— Pode ficar sossegado. Já, já, estou de volta com uma galinha no meu saco. Enquanto isso, deixe a água ferver.
Raposinha saiu.
Lá para as bandas do rio, morava a Galinha Ruiva, a galinha mais gorda e mais bonita que já se viu.
Raposinha bateu para a casa da Galinha Ruiva e escondeu-se atrás de um feixe de lenha.
A Galinha Ruiva, que não era nenhuma boba, viu uma poeirinha na estrada e viu os rastros da Raposinha no seu quintal. Que fez, então? Voou para o telhado de sua casa e cacarejou:
— Raposa não voa.
Mas Raposinha, que também não era nenhuma boba, pensou e regougou:
— Ora! Ela está ali, está no meu saco! Espere, sua boba!
E Raposinha começou a correr ao redor da casa sem parar.
A Galinha Ruiva ia rodando em cima do telhado com os olhos em Raposinha.
Rodou, rodou, e, de repente, começou a ficar tonta e — paft! —caiu no chão no pé da Raposinha.
Mais do que depressa, Raposinha apanhou a Galinha Ruiva, mete-a dentro do saco, amarrou-o bem e saiu para casa cantarolando:
— Lá, lá, ri, lá, lá, lá!
A Galinha Ruiva pesava muito, e Raposinha ficou muito cansada. Andou, andou, e não teve outro remédio senão para um pouco para descansar. Sentou-se debaixo de uma árvore, mas não agüentou e ferrou no sono.
A Galinha Ruiva, que estava com uma tesourinha no bolso, fez um buraco no saco e saiu. Mas para Raposinha não desconfiar de nada, pôs uma pedra bem grande no saco, costurou-o e — pernas para que te quero? —correu para casa.
Raposinha acordou,pegou o saco, e, pondo-o às costas, foi pelo seu caminho cantarolando:
— Lá, lá, ri, lá, lá, lá!
Raposão viu Raposinha chegar e gritou:
— A água já está fervendo!
Raposinha entrou muito prosa, abriu o saco em cima da água quente e disse:
— Ah! Hoje, sim! Vamos comer galinha, e que galinha.
Mas, dentro do tacho, caiu a pedra, esparramando água quente por toda a parte.
Raposinha ficou espantada quando viu aquilo, e ficou com medo.
Até hoje Raposinha não sabe explicar o que aconteceu.
E Raposão? Sarou?
Com o susto, parece que Raposão sarou também.

Um comentário:

  1. Meu Deus!!!!
    Estou encantada! Estas histórias... MERECE SER LEMBRADO II pertencem a um livro que foi meu companheiro inseparável na infância. Infelizmente o perdi... mas me recordo de cada título de sua composição... e eis que os encontro aqui! MUITO OBRIGADO PELA PARTILHA!
    Estou emocionada...

    ResponderExcluir