terça-feira, 6 de maio de 2014

MERECE SER LEMBRADO II -- O PASTOR E O LEÃO


O PASTOR E O LEÃO

Um pastorzinho, notando, certa manhã, a falta de várias reses, enfureceu-se, puxou da espingarda e saiu para a floresta.
— Raios me partam se eu não trouxer vivo ou morto o miserável ladrão das minhas ovelhas! Hei de campear o dia e a noite, hei de encontra-lo, hei de arrancar-lhe o fígado.
E, assim, furioso, a resmungar as maiores pragas consumiu longas horas em inúteis investigações.
Cansado já, lembrou-se de pedir socorro aos céus.
— Valei-me, Santo Antônio! Prometo-vos vinte reses se me fizerdes dar de cara com o infame salteador.
Por estranha coincidência, mal o pastorzinho disse aquilo, eis que lhe surge aos olhos um enorme leão de dentes arreganhados.
O nosso herói treme dos pés á cabeça, a espingarda cai-lhe das mãos e tudo quanto consegue fazer é invocar de novo o santo.
— Valei-me, Santo Antônio, prometi-vos muitas reses, se me fizésseis aparecer o ladrão; prometo-vos agora, o rebanho inteiro para que o façais desaparecer.

Monteiro Lobato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário