terça-feira, 6 de maio de 2014

MERECE SER LEMBRADO II -- O RACHADOR DE LENHA E O NADADOR


O RACHADOR DE LENHA E O NADADOR

Era uma vez um rachador de lenha que perdeu o machado que era o seu ganha-pão. O pobre do homem sentou-se muito aflito à borda de um rio, e nisto aparece-lhe um nadador e diz-lhe assim:
── Ò homem! Tu que tens?
Diz-lhe o outro:
── Que hei de ter, senhor! Perdi o meu machado, que era o meu ganha-pão! O nadador atirou-se ao rio e deu um mergulho, e trouxe de lá do fundo um machado de ouro.
── É este? ── perguntou ele ao rachador de lenha.
── Não, senhor! ── diz-lhe o rachador. O meu não era tão bom como esse!
O nadador tornou a dar outro mergulho, e trouxe do fundo do rio um machado de prata.
── É este? ── disse ele ao homem.
── Também não! ── respondeu o rachador. O meu ainda não era tão bom!
Vai o nadador e dá o terceiro mergulho, e traz de lá um machado de ferro.
── É este?
── É sim, senhor! É esse mesmo! ──respondeu o rachador muito satisfeito.
E, por ser honrado e verdadeiro, o nadador deu-lhe os três machados ── o de ouro, o de prata e o de ferro ── e o rachador foi contar aos companheiros o sucedido.
Diz um dos companheiros:
── Oh! Que pechincha! Vou arranjar também um machado de ouro!
E foi e atirou ao rio o seu machado de ferro, e depois sentou-se numas pedras e pôs-se a chorar.
Vem o nadador e pergunta-lhe:
── Ó homem! Tu por que choras?
Diz-lhe o tal:
── Senhor! Foi o meu machado que me caiu ao rio!
O nadador mergulhou então e trouxe de lá do fundo um machado de ouro.
── É este?
Diz depressa o grande mentiroso:
──É sim, senhor!
Mas diz-lhe o nadador muito zangado:
── Pois vai outra vez para o fundo do rio, só por mentires e não seres honrado; e nem levas este nem o teu!
E atirou-se ao rio com o machado de ouro, e o rachador ficou sem nenhum!

Trindade Coelho


HISTÓRIAS TIRADAS DO LIVRO AS MAIS BELAS HISTÓRIAS : COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO: ENSINO DE PRIMEIRO GRAU, 3ª SÉRIE ESCRITO POR LUCIA MONTEIRO CASASANTA. EDITORA DO BRASIL S/A. SÃO Paulo 1973. EBSA – MEC.

2 comentários:

  1. Estou muito contente por ter encontrado esses contos que fizeram parte da minha infância e que hoje passo para os meus filhos. Eu tinha esse livro, o qual continha essas belas histórias, mas durante uma mudança eu o perdi e nunca mais consegui recuperar. Alguém sabe onde posso encontrar esse livro tão antigo? Valeu, gostei muito do blog.

    ResponderExcluir
  2. Visite a Estante Virtual (estantevirtual.com.br). Procure lá por As mais belas histórias - Lúcia Casasanta. Tem alguns exemplares lá. Vale a pena

    ResponderExcluir