terça-feira, 6 de maio de 2014

MERECE SER LEMBRADO II -- O FIM


O FIM

Chegou a hora da minha partida, Mãe; eu já vou partir.
Quando na escuridão esmaecente da aurora solitária estenderes os braços para tua filhinha na cama, eu direi: “A filhinha não está lá” — Mãe, eu já vou partir.
Tornar-me-ei uma suave aragem e te acariciarei; serei onda na água em que te banhares, e te beijarei, e te beijarei.
Nas noites tempestuosas, quando a chuva tamborilar nas folhas, ouvirás meu sussurro em tua cama e pela janela aberta o meu riso entrará, brilhando como o relâmpago, no teu quarto.
Se estiveres acordada, pensando em tua filhinha até tarde da noite, cantarei para ti lá das estrelas: “Dorme Mãe, dorme”.
Nos raios perdidos da lua eu entrarei furtivamente por cima de tua cama e pousarei sobre teu peito enquanto dormires.
Tornar-me-ei um sonho e por entre tuas pálpebras deslizarei até às profundezas do teu sono; e quando acordares e olhares em torno, espantada, eu voarei e desaparecerei dentro da treva como o pirilampo que brilha e se apaga.
Quando, nos grandes festejos de puja, as crianças dos vizinhos vierem brincar em volta da casa, eu me dissolverei na música da flauta e palpitarei em teu coração o dia inteiro.
A querida titia virá com presentes de puja e perguntará:
— “Onde está a nossa filhinha, irmã?”
Mãe, tu responderás baixinho: “Está nas pupilas dos meus olhos, está no meu corpo e na minha alma.”

Rabindranath Tagore (tradução de Abgar Renault)




HISTÓRIAS TIRADAS DO LIVRO AS MAIS BELAS HISTÓRIAS : COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO: ENSINO DE PRIMEIRO GRAU, 3ª SÉRIE ESCRITO POR LUCIA MONTEIRO CASASANTA. EDITORA DO BRASIL S/A. SÃO Paulo 1973. EBSA – MEC.

2 comentários:

  1. Estudei nesse livro. Maravilhoso. Histórias e poesias belíssimas como essa (O Fim), que decorei quando estava no 3o. ano do primário e guardo até hoje. Obrigada por esse presente.

    ResponderExcluir
  2. Lindo. Decorei ele quando criança. Hoje, com 42 anos ainda me lembro.

    ResponderExcluir