terça-feira, 6 de maio de 2014

MERECE SER LEMBRADO III -- CONTOS DO PAÍS DAS FADAS


CONTOS DO PAÍS DAS FADAS

LIVRO PARA CRIANÇAS POR
GONDIM DA FONSECA
ILUSTRAÇÕES DE HENRIQUE CAVALLEIRO.
NOVA EDIÇÃO

RIO DE JANEIRO
LIVRARIA QUARESMA, 1960

Os “Contos do País das Fadas” são de exclusiva propriedade literária da LIVRARIA QUARESMA.

Uma comissão de homens de letras, oficialmente designada, classificou esta obra entre as dez melhores, escritas no Brasil, para crianças.


PRÓLOGO

Dos contos que formam o presente volume, seis (O anãozinho Torto, Sucna Murga, O cavaleiro das Flores, O condor encantado, A princesinha de Má Sorte e Arapusca, a rainha negra) são historias populares da Romênia. Li-as na tradução inglesa de M. Gaster, antigo Presidente da Sociedade Britânica de Folclore, e achei-as belíssimas. Achei-as muito mais encantadoras do que todos os contos de fadas recolhidos em França ou traduzidos em francês, que são os que andam vulgarizados entre nós. E foi por isso que deliberei contá-los às nossas crianças.
A Mucama Infiel, Rumpletistequim, A bruxa da Montanha e A velha dos Gansos, são dos contos populares reunidos na Alemanha pelos irmãos Grimm.
A princesa Silenciosa é tirada, em parte, de uma lenda turca. Finalmente, O jardineiro do Rei é uma história popular da Polônia, recolhida por Susana Strowska.
Diz o ditado: quem conta um conto, acrescenta um ponto. Eu, por vezes, abusei da licença. Tendo de contar para o nosso povo de calça curta e em língua nossa, claro que contei à minha moda, alterando o que me apeteceu e remodelando por vezes muita coisa.
Escrevi para crianças e não para folcloristas.
Não gosto de gente grande.
Abril de 1932.
Gondim da Fonseca.


Pelo índice
Prólogo
O anãozinho torto
A mucama infiel
Sucna Murga
A princesa silenciosa
O cavaleiro das flores
A bruxa da montanha
O condor encantado
A princesinha de má sorte
A velha dos gansos
Arapusca, a rainha negra
O jardineiro do rei

A presente edição foi cedia a Spivak e Kersner Ltda, Rio de Janeiro, que mandam imprimir, sendo todos os exemplares numerados de 1 a 15000.
O exemplar que copiei é de número 7819.

TODOS OS TEXTOS INICIADOS POR "MERECE SER LEMBRADO III" FORAM COPIADOS DESSE LIVRO.

Livro que fez parte das minhas primeiras leituras. Textos de alfabetização. Textos que minha querida mamãe ou papai liam para mim. Textos que li e cujo amor aos bons livros me fez postá-los aqui.


Os erros são os mesmos presentes no livro. Não os corrigi para preservar a lembrança do tempo em que os erros não eram corrigidos por computadores.
Uma simples homenagem aos humanos antigos aqueles que ainda tinham memória. Aos humanos novos lamento a RAM ser frágil e tão pequeno o HD.



2 comentários:

  1. Adorei!!! Eu tenho esse livro, edição de 1958. E sempre gostei muito de contar para as crianças a história do Anãozinho Torto. Sou professora.

    ResponderExcluir
  2. Livro que choro ao lembrar que o perdi em mudanças, pois tem uma dedicatória que meu amado falecido pai escreveu para mim "Hoje acabo de ler este livro com meu filho... isso em 1982"

    ResponderExcluir