quinta-feira, 1 de maio de 2014

MERECE SER LEMBRADO II -- ELDA BEZERRA PINHEIRO


EDA BEZERRA PINHEIRO

Vejo-te tão pequena ainda! Tinha apenas doze anos. Havias deixado o Colégio Sacré Coeur no Rio, e foste passar as férias em Pernambuco, em casa de teus avós.
Lá, num recanto lindo da praia, no meio de palmeiras, corrias com tua prima para alcançar o mar, onde gostavas de nadar.
Mal entraste na água, viste um grupo de crianças que se afogavam.
Ouço ainda o teu grito:
— Precisamos salvar as crianças!
Atiraste-te, e tua prima, atrás. Enquanto ela retirava da água as mais próximas, tu te atiravas para salvar as duas que estavam em maior perigo.
O mar puxava forte naquela tarde e lutou contigo, mas tu o venceste e trouxeste para a praia uma delas.
Voltaste em busca da segunda, mas um redemoinho arrebatou-a e levou-a no seu vórtice.
Ah! Como lutaste! Tu, tão pequena e frágil!
E a luta furiosa contra o redemoinho voraz começou. Mergulhavas e aparecias com a criança agarrada ao pescoço, até que alguém te atirou um salva-vidas...
A criança agarrou-se a ele com sofreguidão e foi puxada com vida para a praia.
E tu, Eda?
Desapareceste no redemoinho furioso que te levava e trazia num vi vem louco.
Por fim, apareceu um moço que, amarrado pela cintura, se atirou para salvar-te. Conseguiu trazer-te até a praia, quando teu coração — oh! Que coração o teu — pulsava ainda.
— Salvem a menina! Sinto seu coração bater fortemente — gritou o moço.
Dois médicos acudiram-te, mas era tarde. Já havia trocado tua vida pela vida das duas crianças.
Não sei o que se passou depois, porque o mar, que estava distante, não me disse. Também, a brisa que fez agitar as palmeiras que rodeavam aquele recanto lindo, naquela tarde triste, não chegou até aqui para contar-me.
Mas o que sei, Eda, é que as crianças do Brasil, que é também a tua pátria, sabem a tua história e sentem um grande amor por ti, porque foste uma heroína.
Contam que o coração da pátria bate muito forte ao ouvir o nome de uma pessoa que a tivesse tornado maior e melhor, e tu tornas melhor o coração das crianças que te conhecem. Por isso, ao dizerem o teu nome — Eda Bezerra Pinheiro — todos se calam para, em silêncio, ouvirem melhor o pulsar do coração do Brasil.

HISTÓRIAS TIRADAS DO LIVRO AS MAIS BELAS HISTÓRIAS : COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO: ENSINO DE PRIMEIRO GRAU, 3ª SÉRIE ESCRITO POR LUCIA MONTEIRO CASASANTA. EDITORA DO BRASIL S/A. SÃO Paulo 1973. EBSA – MEC.


3 comentários:

  1. Estudei o livro As mais belas histórias, gostava de todas elas, tenho muitas saudades daquele tempo!

    ResponderExcluir
  2. Que bom relembrar uma das histórias deste saudoso livro que marcou minha infância no início dos anos 60. Agora de manhã aqui em casa, do nada, me lembrei desse nome, cuja história me emocionou inúmeras vezes. Resolvi pesquisá-lo na internet sem muitas esperanças de encontrar alguma referência, e achei esse site. Agradeço a você, por me proporcionar de novo o privilégio de ler e relembrar uma das histórias que marcou muito a minha infância

    ResponderExcluir
  3. Que bom relembrar uma das histórias deste saudoso livro que marcou minha infância no início dos anos 60. Agora de manhã aqui em casa, do nada, me lembrei desse nome, cuja história me emocionou inúmeras vezes. Resolvi pesquisá-lo na internet sem muitas esperanças de encontrar alguma referência, e achei esse site. Agradeço a você, por me proporcionar de novo o privilégio de ler e relembrar uma das histórias que marcou muito a minha infância

    ResponderExcluir