Autores citados em
ÁSPERO OFÍCIO – FISCHER
FISCHER, Almeida. O
áspero ofício: terceira série. Rio de Janeiro, Cátedra;
Brasília, INL, 1977.
[livro
lido no dia 13 de fevereiro de 2008. livro da biblioteca municipal de
Capinópolis nº4539]
Jorge Amado — Teresa
batista cansada de guerra — Romance
Rachel de Queiroz —
João Miguel — Romance
Ruy Santos — Nossa
Senhora dos alagados — Romance
Ernani Satyro — o
quadro negro — Romance
Lêdo Ivo — ninho de
cobras — Romance
Lygia Fagundes Telles —
as meninas — Romance
Edla van Steen —
memórias do medo — Romance
Fernando Jorge Uchôa —
lavrador da noite — Romance
Adonias Filho — as
velhas — Romance
Josué Montello — os
tambores de São Luís — Romance
Guilherme Figueiredo —
14 tilsitt, Paris — Romance
Jorge Amado — tenda
dos milagres — Romance
José J. Veiga —
sombra de reis barbudos — Romance
Josué Guimarães —
depois do último trem — Romance
Sérgio Albuquerque —
Irene — novela
Fausto Cunha — o
beijo antes do sono — novela
Moacyr Scliar — o
exército de um homem só — novela
José J. Veiga — a
máquina extraviada — contos
Murilo Rubião — o
pirotécnico Zacarias — contos
Luiz Beltrão — a
serpente no atalho — Romance
Vilma Guimarães Rosa —
serendipity — histórias
Álvaro Lins — jornal
de crítica
Herberto Sales — o
lobisomem e outros contos folclóricos
Vilma Guimarães Rosa —
Por que não? — contos
Hélio Pólvora —
noites vivas — contos
Alberto Dines —
Posso? — contos
José Fonseca Fernandes
— um por semana — contos
Orígenes Lessa —
Balbino, homem do mar — contos
Geraldo Pinto Rodrigues
— a noite e os objetos — poemas
Oliveiros Litrento —
orfeu e a ninfa — poemas
H. Dobal — a
província deserta — poemas
Waldemar Lopes — os
pássaros da noite — poemas
Artur Eduardo Benevides
— viola de andarilho — poemas; elegias de outono e canções de
muito amar e de adeus — poemas
Marly de Oliveira —
contato — poema
José Marques de Melo —
sociologia da imprensa brasileira — estudos
José Augusto Guerra —
testemunhos de crítica — estudos
J. Teixeira Coelho
Netto — introdução à teoria da informação estética —
estudos
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Todo livro de teoria de
natureza ampla sobre fatos ou objetos estéticos, de finalidade
didática ou doutrinária, resulta sempre de compilação do
pensamento e da conceituação de vários estudiosos, retiradas de
sua obras, de seus escritos. É claro que Introdução à teoria
da informação estética não foge à regra. J. Teixeira Coelho
Netto expõe os pontos de vista de numerosos teorizadores sobre a
matéria, especialmente Abraham Moles e Max Bense. Acontece, porém,
que rastreando o texto de “Théorie de l’information et
perception esthétique” (ed. Flammarion, Paris, 1958), de Moles, em
muitas páginas, o autor não se limita a uma simples exposição,
mas polemiza de maneira bastante inteligente conceitos e formulações,
recusando-lhes por vezes qualquer validade. O mesmo procedimento é
adotado em relação a outros autores, principalmente a Max Bense com
referência ao conceitos contidos em seus livros “Pequena estética”
(ed. Perspectiva, São Paulo, 1971) e “Estética” (ed. Nueva
Visión, Buenos Aires, 1969), em particular no que diz respeito à
estética objetiva e material interessada apenas no objeto estético,
sem considerar o sujeito, proposta nas obras citadas: “De modo
particular, este desligamento entre objeto e sujeito não pode ser
aceito. Impossível abordar o objeto sem um sujeito que o tenha
criado e sem um outro ao qual ele se destina. Esta estética
“matemática e científica”, identifica a fonte dos estados
estéticos como sendo o próprio objeto, quando este não passa de
vetor da informação estética, de canal dos estados estéticos”.
Alan Viggiano —
itinerário de Riobaldo Tatarana — estudos
Samuel R. Levin —
estruturas lingüísticas em poesia. Trad. José Paulo Paes —
estudos
Braga Montenegro —
correio retardado II — estudos
Pedro Paulo Montenegro
— a teoria literária na obra crítica de Araripe Júnior —
estudos
Juarez Távora — uma
vida e muitas lutas I – da planície à borda do altiplano —
memórias.
Vladimir Nabokov —
transparências. Trad. Vera Neves Pedroso — Romance
Suzanne Prou —
maldosamente, os pássaros — Romance
Nikos Kazantzakis —
zorba, o grego — trad. Edgar Flexa Ribeiro e Guilhermina Sette. —
Romance
Teresinha Alves Pereira
— Peligro: los angeles se caen — contos
Teresinha Alves Pereira
— Torres de mitos — poemas
Dinah Silveira de
Queiroz — eu venho: memorial do Cristo — biografia romanceada.
Cláudio Martins e
Milton Dias — viagem no arco-iris — poemas e crônicas.
Maria Eneida Franklin
Palhano Leal — a sábia história do sábio rei Biapia. —
classificação não definida entre novela e reflexão filosófica. O
autor FISCHER faz uma discussão sobre isso.
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