A moral é o conjunto de costumes de um povo para a boa convivência.
A moral pode ser desvida em ação:
imoral quando foge aos bons costumes sociais sabendo que é errado;
amoral quando foge aos costumes sociais por desconhecer as regras sociais.
A ética é sempre normativa porque dita por escrito as principais normas a que determinado grupo deve se sujeitar.
Dessa forma os estudos morais realizados pela ética são dentro da:
axiologia --- faz um julgamento, da valor, define o que é bom e ruim para o grupo conforme o próprio contexto social;
deontologia --- é o registro das regras, dá caráter de obrigatoriedade; são exemplificados pelos códigos de ética.
Código de ética (da C.E.F. deverá ser decorado)
Todos os códigos de ética estão diretamente ligados às seguintes ideias;
os códigos de ética são sempre maiores que os indivíduos inclusive maiores que os chefes;
estão diretamente ligados a uma padronização do comportamento;
aos interesses coletivos;
às relações mais diversificadas entre os humanos envolvidos no ambiente de trabalho;
ao equilíbrio entre as pessoas no ambiente de trabalho;
à harmonia entre as pessoas;
à satisfação das partes;
ao compromisso de todos para o bem estar;
Ética empresarial
compromisso da emprsa diante da sociedade;
melhora a imagem diante do público;
objetivo é treinar o funcionário para lidar situações de conflito;
lucro -- é satisfazer plenamente o cliente, cumprindo metas.
Ação emprarial voltadas para a ética visa:
programas de qualidade para atender carência e necessidades sociais;
responsabilidade social --- desejo de melhoria e de ampliar sua ação para ter mais clientes;
transparência --- pela própria ação no atendimento que demonstra suas metas e suas preocupações com o desenvolvimento sustentável;
paz social;
equilíbrio ambiental;
avaliar os impactos causados pelas ações da empresa em positivos e negativos considerando as amplitudes desses impactos em singular (unidade, indivíduo isuolado), particular (grupo ou setor) ou universal (toda a empresa);
responsabilidade legal (fazer tudo dentro da lei), ética (respeitar as pessoas e preservar suas identidades), social (melhorias ou diferenciação no contexto social em que atua), ambiental (o ambiente tanto no local de trabalho quanto o natural da comunidade em que está presente) e ECONÔMICO ( o fim de todas as empresas financeiras)
Sobre meio ambiente é indispensável a leitura da AGENDA 21 mostra as principais preocupações socioambientais. Ler pelo menos o índice todo com muito carinho.
Resumindo a AGENDA 21 em mínimas palavras pode-se dizer que a ação humana, em relação ao ambiente, pode ser:
ecológica --- preocupação apenas com a natureza: evolução, preservação e manutenção;
social --- valoria o bem estar das relações sociais;
econômica --- valoriza o bem estar econômica;
Quando o ecológico e o social se harmonizam em uma ação tem-se uma ação suportável;
Quando o ecológico e o econômico se harmonizam em uma ação tem-se uma ação viável;
Quando o econômico e o social se harmonizam em uma ação tem-se uma ação equitativa;
Quando o ecológico, o econômico e o social se harmonizam em uma ação tem-se uma ação autossustentável;
Ainda:
Ética profissional (do trabalhador):
cumprir o código de ética da empresa;
pratica o código de ética da empresa;
exige reflexão entre axiologia e deontologia;
não visar a si mesmo; pensar no bem comum no alcance de cada ação;
evitar traição, deslealdade e ambição desmedida no trabalho, programando o crescimento do trabalhador;
Gestão da ética se caracteriza por:
administrar a ação do funcionário para o bem-estar da empresa;
detalhar o grupo social onde a empresa age;
administrar interesses:
- singular --- melhoria constante no atendimento e maior ampliação social;
- particular --- reconhece que cada setor da empresa depende do outro;
- universal --- cuida da lealdade à empresa e da participação de todos e da qualidade do trabalho feito pela equipe da empresa;
possibilitar a ideia de felicidade hoje e amanhã;
ajustar as necessidades e potencialidades;
administrar todos os comportamentos dentro da empresa;
dar direção a funcionários e clientes;
educar a moral dos funcionários;
valorizar mais o humano que o capital;
neutralizar o poder de influências para eliminar a manipulação e a pressão;
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